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Junto à Reforma Protestante se assentam quatro perguntas ou doutrinas básicas, que segundo os reformadores, constituíam erro por parte da Igreja Católica Romana. Estas quatro questões ou doutrinas são:

                                        1.    Como uma pessoa é salva?

                                        2.    Onde reside a autoridade religiosa?

                                        3.    O que é a igreja?

                                        4.    Qual é a essência do viver cristão?

 Respondendo a estas perguntas, os reformadores protestantes, como Martinho Lutero, Ulrico Zuínglio, João Calvino, João Knox e os demais estabeleceram o que seria conhecido como as “Cinco Solas” da Reforma. (Sola é a palavra latina para “somente” ou “apenas”.) As solas não foram sistematicamente articuladas até o século XX. Mas Sola Gratia e Sola Fide foram usadas conjuntamente pelos Reformadores. Por exemplo, em 1554, Melanchthon escreveu: "sola gratia justificamus et sola fide justificamur", isto é, "somente pela graça justificamos e somente pela fé somos justificados". Todas as solas aparecem em vários escritos pelos reformadores protestantes, mas elas não são catalogadas juntas por nenhum.

 Em 1916, o estudioso luterano Theodore Engelder publicou um artigo intitulado "Os Três Princípios da Reforma: Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fides". Em 1934, o teólogo Emil Brunner substituiu Soli Deo Gloria por Sola Scriptura. Em 1958, o historiador Geoffrey Elton, resumindo o trabalho de João Calvino, escreveu que Calvino havia "juntado" as “grandes palavras reconhecidas como crenças fundamentais". Elton listou Sola Fide com Sola Gratia como um termo, seguido por Sola Scriptura e Soli Deo Gloria. Mais tarde, ao comentar o sistema teológico de Karl Barth, Emil Brunner adicionou Solus Christus ao grupo de solas, deixando a Sola Scriptura. A primeira vez que as duas solas adicionais são mencionadas é em 1965 de Johann Baptiste Metz, The Church and the World.

Estes cinco pontos da doutrina formam o coração da Reforma Protestante, e era por estas cinco doutrinas bíblicas essenciais que os reformadores protestantes afirmariam sua opinião contra a Igreja Católica Romana, resistindo às exigências lhes feitas para que voltassem atrás em seus ensinamentos, mesmo até a ponto de morrer.

Estas cinco doutrinas essenciais da Reforma Protestante são:

Sola Scriptura (somente a Escritura):

Ela afirma a doutrina bíblica de que somente a Bíblia é a única autoridade para todos os assuntos de fé e prática. As Escrituras e somente as Escrituras são o padrão pelo qual todos os ensinamentos e doutrinas da igreja devem ser medidos. Como Martinho Lutero tão eloquentemente afirmou quando ele foi pedido que voltasse atrás em seus ensinamentos: “Portanto, a menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocínio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei; a menos que assim submetam minha consciência pela Palavra de Deus, não posso retratar-me e não me retratarei, pois é perigoso a um cristão falar contra a consciência. Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; Deus queira ajudar-me. Amém".

Sola Gratia (somente a graça - salvação somente pela graça):

Ela afirma a doutrina bíblica de que a salvação é pela graça de Deus apenas, e que nós somos resgatados de sua ira apenas por sua graça. A graça de Deus em Cristo não é meramente necessária, mas é a única causa eficiente da salvação. Esta graça é a obra sobrenatural do Espírito Santo que nos traz a Cristo por nos libertar da servidão do pecado e nos levantar da morte espiritual para a vida espiritual.

Sola Fide (somente a fé - salvação somente pela fé):

Ela afirma a doutrina bíblica de que a justificação é pela graça somente, por meio da fé somente, por causa somente de Cristo. É pela fé em Cristo que sua justiça é imputada a nós como a única satisfação possível da perfeita justiça de Deus.

Solus Christus (somente Cristo):

Ela afirma a doutrina bíblica de que a salvação é encontrada somente em Cristo e que unicamente sua vida sem pecado e expiação substitutiva são suficientes para nossa justificação e reconciliação com Deus, o Pai. O evangelho não foi pregado se a obra substitutiva de Cristo não é declarada, e a fé em Cristo e sua obra não é proposta.

Soli Deo Gloria (a glória somente a Deus):

Ela afirma a doutrina bíblica de que a salvação é de Deus, e foi alcançada por Deus apenas para sua glória. Isto demonstra que como cristãos devemos glorificar sempre a Ele, e devemos viver toda a sua vida perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e somente para sua glória.

Estas cinco importantes e fundamentais doutrinas faz grande parte da razão da Reforma Protestante. Estão no coração do erro doutrinário da Igreja Católica Romana, e por que a Reforma Protestante se fazia necessária para fazer com que as igrejas através do mundo voltassem às doutrinas e ensinamentos bíblicos corretos.

Para terminar, há de ser dito: “São tão importantes hoje para avaliar a igreja e seus ensinos quanto eram no passado”.

De muitas formas, grande parte da cristandade protestante precisa ser desafiada a retornar a essas doutrinas fundamentais de fé, da mesma forma que os reformadores desafiaram a Igreja Católica Romana no século XVI.