Copyright 2017 - Custom text here

Hoje em dia, muitas coisas não estão certas e nós temos que parar de fingir; temos que parar de fechar os nossos olhos e de fingirmos de cegos. Não é errado em falar que tudo está errado, que nós temos feito tudo errado. MAS, o que vamos fazer para resolver isso? A maioria dos problemas volta para nós, os líderes. Sim, eu culpo os líderes. Deus culpou líderes. Jesus culpou líderes. Então, a culpa é dos líderes. Eu me culpo.

O que a igreja é hoje, não é o que deve ser. Não era para ser um clube social, mas uma comunidade. Um lugar em que as pessoas poderiam encontrar aceitação no meio de uma vida difícil; onde eles são desafiados de ser mais do que são e no mesmo tempo amados por quem eles são. Um lugar onde nós podemos olhar para a pessoa do nosso lado e falar: “Vamos conseguir”. Isto é a igreja, não esse monstro, essa empresa eclesiástica que tem roubado a identidade do nosso Senhor.

Mas como nós chegamos aqui? De novo, líderes. Se a minha família se perde na estrada, a culpa é minha, pois eu estava dirigindo o carro. E se a igreja se perdeu a culpa é de quem estava “no volante”, o líder.

Contudo a culpa não é só de líderes que criam falsas doutrinas e inventam coisas das quais a Bíblia silencia ou nunca falou. Temos também o povo que os seguem; um povo que não conhece as Escrituras e engole tudo que sai do púlpito. O povo parou de pensar, parou de questionar e aceita tudo como se fosse a verdade, pois preguiçosamente pensam: “Se saiu do púlpito, então deve ser a verdade”.

·        “Se eu coloco meu pedido numa jarra de óleo, receberei o que pedi?”

·        “Se eu declaro com fé, acontecerá?”

·        “Deus vai me dar um dente de ouro?”

·        “O Espírito Santo vai me fazer rir enquanto eu viver no pecado?”

·        “Se eu entregar R$10, Deus me dará R$1.000?”

·        “Se eu não der 10%, Deus me amaldiçoará?”

·        “Se eu questionar meu líder, isso é rebelião?”

·        “Jesus quer que eu seja feliz, então posso mesmo me divorciar da minha esposa ou do meu marido?”

·        “Deus quer curar a todos?”

Podemos gastar o dia inteiro aqui citando invenções de homens e mentiras, que saem dos púlpitos. O triste é que o povo paga para ouvir essas paradas sem base bíblica e assim a igreja se acha num buraco bem fundo. A verdade crua e nua é que o povo quer que essas falsidades sejam verdadeiras. Seguem e acreditam por que querem, revelando o que realmente está em seus corações. Assim, muitos não vão atrás da verdade achada na Bíblia porque não convém.

Hosea 4:1-7: Ouça a palavra do Senhor, ó povo de Israel! O Senhor apresentou acusações contra você, dizendo: "Não há fidelidade, nem amor, nem conhecimento de Deus em sua terra. 2 Vocês fazem votos e os quebram, vocês mentem, matam, roubam e cometem adultério. Há violência em todos os lugares, um assassinato após o outro. É por isso que sua terra está de luto, e todos estão se perdendo. Mesmo os animais selvagens, as aves do céu e os peixes do mar estão desaparecendo. 4 Mas não aponte seu dedo para outra pessoa e tente passar a culpa! Minha queixa, seus sacerdotes, está com vocês. 5 Vocês tropeçarão em plena luz do dia, e seus falsos profetas cairão com você durante a noite. E destruirei Israel, sua mãe. 6 Meu povos está sendo destruído porque não me conhece. Uma vez que seus sacerdotes se recusam a me conhecer, eu me recuso a reconhecê-los como meus sacerdotes. Uma vez que vocês se esqueceram da lei de seu Deus, eu também esquecerei de abençoar seus filhos. 7 Quanto mais sacerdotes há, mais eles pecam contra mim. Eles trocaram a glória de Deus pela vergonha dos ídolos.

Nesse texto, Deus está confrontando os líderes de seu povo, os sacerdotes, pois esta falta de conhecimento de Deus no povo era, em grande medida, devido à falta daquela constante instrução que deveriam ter recebido dos sacerdotes. Hoje a igreja está sendo destruída e as pessoas estão se perdendo na própria igreja, pois não há pão na “casa do pão”, não há quem ensinem sobre Deus e os seus caminhos. O povo não conhece a verdade sobre Deus porque os líderes estão ocupados ensinando outras coisas, coisas que não levam a vida eterna. Mas isso não é mais uma boa desculpa diante de Deus, pois Ele tem nos dado a Sua Palavra, e cada um tem a responsabilidade de buscar Deus e quem Ele é por si mesmo.

Se o povo conhece a verdade e não segue a mentira, a igreja não cairá, pois não há perigo num falso mestre que não tem seguidores. Se ninguém der ouvidos aos falsos profetas e mestres, evitamos o problema. Por isso nós temos que voltar à Palavra. Sola Scriptura. Isto é a base de uma reforma. Uma reforma tem que ter a sua fonte na Bíblia e não nos púlpitos. Os nossos púlpitos devem refletir o que lemos e vemos na Palavra de Deus. Entretanto, temos sido negligentes em estudar a Sua Palavra. Então, como poderemos defender uma fé que não a conhecemos?

Mais que isso, temos sido negligentes em cultivar um relacionamento verdadeiro com Ele. Assim, eu te pergunto: “Como podemos promover algo que não temos?” Temos sido negligentes em nossa busca por santidade. Então, como líderes, como poderemos dizer “Imita-nos?” E hoje, nos achamos aqui desesperadamente precisando de uma nova reforma e clamando por uma mudança. Mas, o que faremos? Onde começamos?

Se eu quero ver a igreja se reformando, a reforma tem que começar comigo.

o   O meu tempo tem que ser gasto na Palavra e orando.

o   Os meus alvos têm que ser eternos.

o   O meu foco não pode estar no material e temporal.

o   Eu tenho que parar de amar esse mundo.

o   Eu tenho que fixar os meus olhos em Jesus.

o   Eu tenho que dizer “não” aos desejos da minha carne.

No fim, reforma começa comigo; reforma começa conosco. 

Quer mudar a igreja?  Mude você.

Se você é líder, a reforma está contigo, se você não é líder, ora para seu líder e comunique a ele suas preocupações, pois as reformas sempre vierem por meio de líderes, pastores, professores; pessoas com uma voz e certa influência. É muito difícil um leigo mudar uma igreja, especialmente se os líderes não veem nada de errado. Então siga, vai até onde Deus te usar ou o homem te chutar.

Em geral, hoje nós temos uma geração de líderes ruins, uma geração de Saul’s; homens fazendo somente o que o povo quer, vivendo em prol de agradar o povo ao invés de Deus.

1Sa 15.24: Então Saul disse a Samuel: “Pequei, pois eu desobedeci a ordem do SENHOR e as suas instruções também, porque tive medo do povo e fiz o que eles queriam”.  

“Vocês querem entretenimento? Tudo bem. Vamos comprar o melhor equipamento que podemos e pagar bons músicos, ainda que eles não sejam crentes”.

“Quer ser rico? Tudo bem... Vamos criar doutrinas que te convença que Deus quer que você seja rico e ensinaremos o que fazer para ter ‘bênçãos sem medida’ ”.

“Mulheres, não querem se submeter aos seus maridos ou a liderança masculina da igreja? Tudo bem... Vamos inventar cargos para vocês: pastoras, bispas e apóstolas”.

Precisamos urgentemente orar, clamando a Deus. E talvez a oração hoje deva ser, “muda ou mata”. “Deus, mude os líderes de hoje ou mata os para que uma outra geração possa subir, uma geração de líderes como Davi, líderes segundo o seu coração”. Se não há reforma no púlpito, não haverá reforma nos bancos, só uma revolta talvez.

Queremos uma reforma, mas como isso vai acontecer?

Reforma vem por meio de homens. A Reforma Protestante foi marcada por homens que decidiram seguir a Jesus, que fizeram de sua vida um testemunho do que Deus pode fazer na vida de qualquer um de nós. E devemos estar dispostos, assim como aqueles homens, a defender as principais doutrinas bíblicas e proclamá-las em alto e bom som.

Precisamos de uma reforma, precisamos voltar às crenças originais do Cristianismo, e precisamos de reformadores para isso. Precisamos daqueles que desafiarão os falsos mestres e profetas, aqueles que lutarão em defesa da fé.

Que Deus nos conceda ousadia e coragem para anunciarmos a verdade de Sua Palavra. Que Deus nos dar corações arrependidos pelo que temos feito com a noiva Dele e preocupados com a falta dEle no nosso meio. Que Deus nos dê força para emitir um grito por reforma e pagar o preço que for para ver a sua igreja restaurada e Seu Reino avançando.

Quem tem ouvidos, ouça.

 

Jeff